quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Roubos


Como um presente, recebi por e-mail outro dia o texto de João Alfredo Biscaia "Por favor não roube seus colaboradores"... me encatei pela suas palavras e comecei a me deparar com a enorme quantidade de roubos que vivenciamos em nosso dia- a- dia! Não somente em nossas empresas, mas também em nossa vida pessoal... e como tais roubos acontecem com frequência... e bota frequência nisso... confesso que me deparei sendo vítima e algoz ao mesmo tempo, uma vez que me roubavam coisas valiosas e eu nem sempre dava o feedback necessário, e ainda por cima permitia-me deixar roubar por alguém... No texto diz:
"Quando você deixa de dizer para alguém alguma coisa que você acredita ser "verdade", você está "roubando" o direito dele saber o que você sente a seu respeito.
Quando você mata alguém, você está "roubando" o direito de outras pessoas conviverem com a pessoa que você matou.
Quando você "maltrata" alguém, você está "roubando" o direito dessa pessoa de ser feliz.
Quando você mente para alguém, você está "roubando" o direito dela conhecer a verdade. Quando você chega atrasado em uma reunião, ou a um encontro,, você está "roubando" o tempo das pessoas que chegaram na hora marcada.
Quando você fala a respeito das pessoas e não com as pessoas, você está "roubando" a oportunidade deles saberem a opinião que você tem a respeito deles.


Quando você se omite em relação a algo que precisaria dizer, você está roubando o direito da pessoa saber a verdade.
Quando você não reconhece os aspectos positivos que todas as pessoas têm, você está "roubando" a alegria e a satisfação que todos nós precisamos por nos sentir valorizados e úteis. Na realidade acredito que o maior roubo é o de NÃO DIZER, DE FORMA EXPLICITA, CLARA E DESCRITIVA, COMO PERCEBE E SENTE OS DESEMPENHOS E OS COMPORTAMENTOS DAS PESSOAS COM QUEM CONVIVEM. Todos nós temos um discurso fácil ao afirmar que é imprescindível haver respeito e consideração com todas as pessoas com quem convivemos. Pensar e falar são coisas extremamente fáceis. O grande desafio está no agir, no fazer, no praticar aquilo que se diz ou pensa como sendo o certo, o correto nas relações entre as pessoas. Não valemos pelo que pensamos, mas sim pelo que realmente fazemos(AÇÃO). Acrescento que o pior tipo de relacionamento que podemos praticar com as pessoas com quem vivemos é o do silêncio."


Portanto o que fica claro a mim, enquanto encantada por este texto, é a questão de nos policiarmos em relação ao que estamos fazendo e vivenciando a todo momento... será que estamos realmente praticando e agindo conforme nossos valores e preceitos? Fica ai a reflexão, enquanto eu espero sinceramente que as pessoas possam agir comigo de forma verdadeira e honesta!

Um comentário:

Júlio Ramos disse...

Nossa parabens!

Uma das melhores postagem que ja me deparei...
Abriu meus olhos...
Principalmente sobre quando roubamos os Tempos das pessoas... eu sempre to atrassado.

Mais é isto Parabens mesmo!